Congresso
Entendemos como congresso toda reunião de pessoas que se reúnem para discutir e desenvolver algum assunto que seja de credo geral ou mesma prática profissional.
Assim quando se trata de congresso eucarístico ali se reúnem cristãos que crêem na eucaristia, quando é congresso literário reúnem-se literatos e em congressos médicos reúnem-se médicos.
Durante três a quatro dias discutem-se temas relativos à medicina ou limitado à especialidade.
O local é escolhido durante o evento do ano decidindo através de votação em reunião integrada pelos presidentes regionais e representantes da nacional, tentando mobilizar dentro dos limites das macro-regiões do Brasil e como tudo envolve política, a campanha é divertida e movimentada.
Todo congresso médico, uma vez definida a cidade, escolhe o espaço onde se desenvolverão os trabalhos. Para tanto são necessários auditórios amplos com todos os recursos de som e imagem, hoje controlados por computador. Existem muitas formas de apresentar os trabalhos científicos.
Cientificamente todo congresso é regido pela associação médica geral ou da especialidade.
Por vezes são apresentadas cirurgias ao vivo, aulas ou conferencias através da tele conferencia com condições de retorno de áudio que permite falar diretamente com o palestrante.
Mediante convite o médico com saber reconhecido por seus pares é chamado para falar sobre o tema onde mais se destaca, em mesa redonda, seminário ou conferencia.
Os conferencistas são médicos brasileiros ou estrangeiros que se destacam através de publicação de trabalhos científicos em revistas nacionais ou internacionais.
Outros se inscrevem com temas livres, vídeo editado, pôster, etc. formas de apresentar assuntos que vem estudando e pesquisando e sobre os quais já tem alguma conclusão.
A participação do médico em congresso de maior afluxo é paradoxal diante do esforço que faz para estar lá, se observarmos que tem em geral apenas uma intervenção que dura não mais que 8 a 10 minutos para expor de maneira reduzida seu trabalho usando fala, fotos ou pequenos filmes.
Cada intervenção é certificada que ao longo da vida é o tesouro que compõe nosso currículo, às vezes, sem paredes suficientes para pendurar tanto diploma.
Da programação social constam coquetel de abertura e jantar festivo, estes momentos festivos na verdade são os responsáveis pelo congraçamento dos participantes que na maioria já se conhecem e se ocupa em estreitar ainda mais os laços de amizade.
O número utilizado para os contratos antecipados é baseado no fato de que em geral 30% dos participantes se inscrevem antecipadamente. Ainda que não saibamos quantos estarão presentes tudo é calculado por hipótese sobre esta estimativa.
Esta forma de organizar é muito difícil porque nunca se sabe por antecipação o número exato de participantes e nem a receita disponível.
Para viabilizar estes encontros o médico tem que ter posses suficientes para cobrir todas as despesas. Corre por sua conta viagem, estada hoteleira, inscrição no congresso pessoal ou casal se a esposa acompanhar, além do tempo que se afasta e deixa de trabalhar sem remuneração.
O recurso para a sociedade da especialidade ter condições de efetivar o encontro é oriundo das inscrições, anuidades e venda de balcões para os laboratórios fazerem exposição e venda de seus produtos, o estado não participa a não ser com o abono das faltas.
Se a adesão não corresponder em número de inscritos suficiente, o prejuízo é pago pelos organizadores. Tudo, entretanto, é feito em nome do maior conhecimento científico e melhor capacidade profissional desta forma dirigido à sua comunidade e clientela.
Nesta semana que envolve o feriado do dia 15, estaremos em Goiânia no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica que reúne em torno de 3000 participantes.
Ficamos contentes por participar da programação científica, ensinando e aprendendo no mesmo tempo que divulgamos o encontro em Florianópolis que foi escolhida para sediar um evento internacional em dezembro próximo, porque tem apelo turístico muito marcado e profundo na região que reúne Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. O Congresso do Cone Sul que faz parte da programação anual da Federação Ibero Latinamericana de Cirurgia Plástica.
Como conclusão desejo esclarecer a quem não conheça que os eventos recebem nome de palestra, conferencia, curso, encontro, seminário, jornada ou congresso segundo a magnitude geográfica envolvida, duração e número de participantes que o evento representa.
sábado, 19 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário