quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Umbigo

O umbigo tem sua função exclusiva durante a gravidez e acaba com o nascimento.
Este ponto cicatricial é tido como perigoso apenas por que é o local de menor espessura na parede abdominal e na profundidade existem os grandes vasos abdominais como a veia cava e artéria aorta abdominal. Estes elementos além dos rins, figado, baço, pancreas e alças intestinais eram mais facilmente atingíveis por adagas, punhais ou espadas durante as batalhas, em seu tempo. Hoje não é mais assim e este perigo reduziu em ambiente isento de crime. Ocupando um sítio centralizado sobre cruzamento da linha média vertical com a linha que une as duas cristas ilíacas ou imediatamente acima. O formato da cicatriz é determinado pela qualidade e quantidade da pele que o circunda. O volume de gordura sob ela, determina a profundidade. O afastamento entre os músculos retos sbdominais nivelam a cicatriz com sua vizinhança e favorecem a instalação de hérnia umbilical. A pele do abdome é examinada em toda extensão desde o gradil costal até o pubis e flancos.
Todo umbigo que tenha mais que 17cm entre ele e a borda do osso pubiano é considerado "umbigo alto" e obriga elevar o nível da incisão na mesma proporção da elevação do umbigo. A incisão deve ser baixa com a forma de arco de concavidade superior entre as espinhas ilíacas. As distorções do umbigo provocadas pelas cicatrizes secundárias implantadas sobre ele produzem as deformações próprias das suas alterações. Como intercorrencia podemos ter perda parcial ou alargamento com aplanamento segundo a tensão das forças periféricas.

Abdome

No abdome devemos analisar alguns elementos. A área que é operada é composta de várias camadas. A pele recobre todo o corpo e tambem a parede abdominal e em geral acompanha os volumes dos músculos da profundidade que determinam o desenho e a graça na pessoa magra, sendo mais fixada na linha média anterior onde determina a formação de um sulco. Quando há aumento de peso a gordura desfaz os volumes musculares e gera os acúmulos graxosos nestas camadas alterando a superfície e roubando a cintura, forma e beleza da parede abdominal. Posteriormente a parede é composta pela coluna vertebral e sua forte musculatura o que não permite variação de seu volume. Com o aumento da gordura subcutanea também há aumento do seu depósito no interior da cavidade cobrindo os órgãos, espessando a membrana epiploica, acumulando no meso intestinal, aumentando a pressão intra cavitaria que estufa o abdome e impede o afundamento natural produzido pela pressão atmosférico externa. Este fato leva à compressão do diafragma e dificuldade respiratória induzindo a cansaço precoce. Somam-se a este acúmulo os depósitos justa peritonio, inter muscular e subcutaneo. Quando há sobre peso significativo o volume abdominal não é depressivel , o que fatalmente obriga a severa dieta para perda de peso pois netas condições nem a cirurgia resolve.
Verificamos esta situação deitando o paciente em decubito dorsal( dorso para baixo) e se a barriga continua volumosa sem deprimir a cirurgia esta contra indicada e é imperioso severa dieta com significava perda de peso. Se for operado com peso elevado o único benefício será a retirada do avental de pele e gordura com cicatriz longa e resultado frustrante.