quarta-feira, 13 de junho de 2018

Médico sem Tecnologia


Passeio noturno à caça da neve!

Turismo ou somente aventura?
Acreditando na notícia de neve na região de Urupema e São Joaquim resolvemos fazer o circuito eram 23:00h quando saímos em direção da região com previsão de nevada.
A temperatura da rua que marcada no painel do carro era de 9°C chegados à Bom Retiro, iniciou a chuva e nos torcendo para baixar a temperatura, que desceu para 6°C graus tomamos no trevo rumo à Rio Rufino, cruzamos a cidade iluminada, mas, sem viva alma na rua. A estrada desde a BR 282 é asfaltada e com a sinalização perfeita olho de gatos suficientes, as faixas na pista com tinta refletiva, como é da convenção. Chegamos a Urupema, temperatura de 4°C, estranhamos estar totalmente apagada.  Nenhuma luz nos postes nem dentro das casas. Rodamos nas suas ruas e encontramos muitos carros de várias origens parados sob o teto do posto de gasolina e ruas próximas. Cidade deserta ninguém na rua e nenhum estabelecimento aberto que nos pudesse receber.
Ali esperamos por meia hora e a 01:30h saímos para São Joaquim. Estrada igualmente muito bonita e bem sinalizada pouco movimento nesta hora.
Entramos na cidade iluminada a 6°C, passamos pela igreja e da mesma forma ninguém na rua. Nenhum bar, restaurante ou local aquecido para receber os aventureiros caçadores das neves continuamos a viagem de retorno até o trevo em Cruzeiro de onde tomamos o rumo a Urubici passando por Pericó. Todo o tempo sob chuva o que nos desanimou pois sabíamos que a chuva quando forte expulsa a nevasca.
Ali a chuva tinha diminuído, desaparecendo à medida que nos afastávamos de São Joaquim, passamos por Vacas Gordas antes de descer uma serrinha e chegar à Urubici. Na temperatura de 7°C cruzamos a cidade que se coloca ao redor de longa avenida.
Daí seguimos para subir serra do Panelão a busca da BR 282. Posto Janaina foi o único local para nos acolher com bar e gasolina. Deixando Rancho Queimado ao largo, retornamos sem chuva ao Sitio Soapé, então com 9°C às 5:00h
Frustrou por se propõe a centro turístico de frio, divulgam esta proposta via rádio e televisão o que atrai turistas. Todos chegam, e ficam esperando a neve dentro do carro porque não há além de hotel, outro local aberto à noite que possa receber e acalentar os visitantes. E assim cruzamos a noite na busca de neve que não veio.