quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Silicone e proteses

Prótese de silicone

Silicone é um produto artificial originado em laboratório, puro, incolor, inodoro, inerte resistente a calor e pressão que pode ser produzido em qualquer consistência desde líquida até sólida (não pétrea) mantendo presente a elasticidade. Esses materiais consistem de um esqueleto inorgânico de silicio-oxigenio (-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício. Permite a polimerização que facilita a sua moldagem.
O estado gel é a consistencia mais difundida e utilizada para produzir colas, lubrificantes, isolantes, tintas, etc.
Na área médica graças a possibilidade de fazê-lo em alto grau de pureza, tornou-se um grande aliado da cirurgia estética.
Puro em estado sólido ainda elástico foi muito utilizado nos anos 60/70, pré moldado ou esculpido no ato cirúrgico foram criadas e abandonadas várias peças para orelha, mento, malar( maçã do rosto), articulações dos dedos da mão no tratamento das deformidades produzidas pelo reumatismo.
Destes se mantiveram aqueles preparados para o mento e malar.
O silicone é muito utilizado na fabricação de orteses e proteses que substituem elementos perdidos como dedos, mãos, segmentos da face, orelha, por permitir consistencia e cor muito próximas da dos candidatos.
Aplicam-se em lâminas sobre a incisão após as cirurgias para evitar cicatrizes de volume aumentado como as hipertroficas.
Alguns dedos são utlizados em mágicas e permitem fazer aparecer e desaparecer lenços coloridos.
As proteses para uso médico são preparadas com membranas finas e maleáveis de slicone em formato de bolsa preenchidas com gel mole o suficiente para simular o tecido humano.
A cirurgia plática na sua necessidade e criatividade projetou peças que permitem aumentar a perna ( panturrilha), coxa, nádegas, mamas, mento, malar e outras criadas especificamente para cada caso como para criar volume na região peitoral de homens e mulheres que desejam modelar o torax ou corrigir deformidades congenitas.
Para as mamas as proteses são desenvolvidas com vários formatos e tamanhos, visando ajustar volume e forma do seio.
É uma cirurgia de riscos mínimos realizada sob anestesia local com sedação que faz surgir de um momento para o outro o efeito desejado.
Convem lembrar que para cada local tem o tamanho ideal de protese para evitar o exagero pois se for a mais engorda a portadora e se for a menos a cirurgia foi inútil.

Rodrigo d´Eça Neves