domingo, 30 de dezembro de 2012

Churrasco

Churrasco
O churrasco é uma bela maneira de reunir as pessoas amigas ou atrair outras para gerar novos relacionamentos.
Todavia ele não é apenas depositar um pedaço de carne sobre o calor.
Assim o era na época da caverna após a descoberta do fogo. Na França na caverna  La Roque  Saint Christophe, onde foi encontrado fragmento de osso da mandíbula datada como da pré historia do chamado homem de Cro-Magnon.  É uma fenda extensa, muito grande que no fundo encontramos uma construção como se fosse uma pia e um espaço definido com parede circundando restos de carvão onde foram encontradas também sementes de uva.  Eu acredito que devem ter esquecido um cacho delas e ocorreu a vinificação e daí ter sido apreciado, donde nasceu o vinho.
No teto existem em pares pequenos furos formando alças onde eram passados fios ou cipós para pendurar partes das caças que ali eram guardadas, justamente por onde a fumaça passava quando as fogueiras estavam acesas e por conseqüência defumavam as coxas de javali ajudando na conservação.
Ultrapassando esta divagação, retornamos ao tema.
Para um churrasco primeiro necessitamos de churrasqueira rústica ou elaborada e quando no campo são usadas valas no chão.
Enfim um local para produzir calor que pode ser resultante da queima de lenha até a brasa ou diretamente o carvão.
O braseiro não deve ficar muito profundo, pois a distancia ideal inicia a 15 centímetros do que será preparado,  apoio acima na distancia de cerca de 40 cm e outra mais alto em torno de 60 cm.
Na posição mais baixa, tudo assa rápido e os pedaços são individuais para gratinar, no estagio acima preparamos as peças inteiras como maminha, picanha, etc e na mais alta assamos a costela, todas sob constante cuidando para não secar.
Os embutidos perdem menos líquidos sobre a grelha e muito quando espetados.          
O espeto é o mais típico símbolo do churrasco, ele pode ser de metal com perfil variado em ferro, aço inoxidável, alumínio ou modelados em varas de vegetal.
O peixe em geral cai do espeto quando assados em metal e aderem nele quando de madeira ou bambu evitando desta forma o seu desprendimento.
Quando sobre uma grelha dispomos as carnes em fatias de 3 a 5 cm de espessura a distancia mais próxima do fogo para grelhar a carne até dourar e gratinar um e outro lado da peça em curto espaço de tempo (cerca de 10 minutos de cada lado).
Quando acomodamos a carne em grelha ou espeto a distancia de até 50 cm estamos assando a carne que deve permanecer até iniciar a suar água de sangue para não passar do ponto.
Quando se tratar de costela deve ficar longe do fogo a cerca de 60 cm durante 4 a 6 hora com o osso voltado para o fogo se for peça inteira e em menor tempo quando cortada em tiras.
O fogo deve ser intenso com braseiro vivo de maneira que você levando a mão próximo à altura da grelha, não resista a contagem até 5 em espaço de segundos, esta é a intensidade do fogo para todas as situações. Podemos reservar cinza de churrascos anteriores e espalhar sobre o braseiro para que não incendeie a gordura que distila da carne.
O braseiro pode ser resultado de lenha queimada até o momento de assar, se em churrasqueira a carne deve entrar quando as labaredas estejam baixas e se em vala no campo, os espetos de carne são apoiados no lado da saída do vento para que vá aquecendo e depois colocado sobre o fogo para assar quando já estiver em brasa.
 As estruturas para estes assados são varias, umas com apenas uma vara sobre o fogo onde os espetos ficam inclinados e outro com armação de quatro pés e duas varas paralelas onde ficam deitadas com seus lados virados de tempo em tempo.
 A escolha da carne e a avaliação do ponto de cozimento é que diferenciam a qualidade de cada churrasqueiro.