domingo, 18 de outubro de 2009

Abdome ideal para a cirurgia

O abdome ideal para a cirurgia é aquele que pouco ou quase nada necessita para estar ótimo. Com isto quero dizer que se o abdome tem apenas flácidez de pele, será um bom candidato para a cirurgia que vai cumprir por completo sua proposta e função. A medida que aumente a quantidade de gordura sub cutanea maior se torna a dificuldade de obter um bom resultado ou apenas bom. Quando alem do subcutaneo tambem há gordura entremeando os órgãos intra cavitários ( fígado, rins, estomago alças intestinais,etc..), o abdome fica muito abaulado, volumoso, firme com pele sobrando, por vezes contra indicadando qualquer intervenção. Já comentamos antes, mas, vale a pena repetir. Sempre que o abdome se mantiver elevado sem baixar quando a pessoa estiver deitada em decubito dorsal a cirurgia esta proibida sob pena de pós-operatório tumultuado e mau resultado.
Quanto maior o volume de adiposidade entre a pele e o músculo, independente se a pele ainda não é flácida, as cicatrizes serão longas.
Nos abdomes em que a pele esta flácida e seu maior excesso é acima do umbigo então esta indicada a abdominoplastia invertida, ou seja, com o corte abaixo do seio e tração ascendente do retalho. Nos casos em que o abdome esta plano e a pele estiver flacida, cabe então a cirurgia sem atingir o umbigo com a cicatriz ainda relativamente longa. Nos casos em que se indicaria o antigo miniabdome, hoje a lipoaspiração é a melhor solução. Nos casos em que se deseja dimuir o comprimento da incisão podemos induzir a formação de volume e bico da pele no extremo da cicatriz e não serão dois a tres centimetros mais longos que vão invalidar a beleza do resultado. A lipoaspiração de segmentos aumenta os riscos da cirurgia e aumenta o de formação de seromas ( acumulo de liquidos). Há entretanto técnica que preve lipoaspiração severa e tração moderada do retalho. Ainda que no momento da plicatura tenhamos obtido uma boa redução e bom desenho da cintura a camada de gordura do local é capaz de apagar esta vantagem.
Particularmente nós não acreditamos em minicirurgias pois elas tem igualmente mini resultados.