terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cuidador

Cuidador

É cuidador todo aquele que dedica seu tempo em atender alguém.
Toda atenção é dirigida para o bem estar da pessoa cuidada.
A mulher em geral é levada a esta prática em razão da maternidade ou ao menos pela vocação maternal ao atender filho, marido ou parente.
Temos inúmeras profissões que são dirigidas e treinam para o exercício desta função que exige muito desprendimento.
O grupo leigo que tens apenas boa vontade necessita orientação para não cometer erro ao executar seus atos de bondade.
Alias quem fez o curso primário no colégio São José por volta de 1950 e foi aluno da irmã Leocardia, Ir. Elizabeta, D. Ruth, D. Maria e Ir. Guidia deve ter participado da “Liga da Boa Vontade” onde nos era ensinado como atender e fazer o bem aos outros, ajudar em pequeno curativo e a qualquer pessoa com alguma dificuldade.
Este é o espírito necessário para ser um cuidador, a babá é uma cuidadora e os acompanhantes são cuidadores.
Aqueles que são profissionais recebem remuneração por este trabalho, os outros são voluntários que nada recebem pelo carinho além do conforto espiritual. As manifestações de gratidão acompanham sempre esta atividade. Se membro da família, o cuidador conhece os hábitos e maneiras de vida daquela casa, todavia se for estranho então as dificuldades iniciais serão acentuadas até que intere de tudo. Em qualquer situação, há que se deixar o tempo passar para avaliar a capacidade de um cuidador e na dependência do seu temperamento acabara atuando como confessor também.
O papel do cuidador na evolução da doença de uma pessoa é de extrema importância e faz parte da cura.
Assim para uma pessoa de idade o acompanhante necessita iniciativa, paciência e bom caráter. À medida que cresce o grau de dificuldade além das qualidades referidas, aumenta também a importância do conhecimento da patologia do atendido. Quando em razão do caso se tornam obrigatórios curativos complexos o cuidador necessita de curso, participar e orientar a compra do material seu armazenamento e uso, para permitir uma evolução a contento.
Por exemplo, quando o paciente é portador de úlcera de pressão ele tem inúmeras dificuldades que exigem iguais cuidados a serem conduzidos ou realizados pelo cuidador.
Ainda é interessante comentar que o paciente acamado tende a provocar escaras com ulcerações pela longa permanência na mesma posição. Nestes casos é obrigatória a mudança repetida do decúbito para evitar a instalação da necrose e para isto tem técnica a ser seguida.
Compete ao cuidador orientar o enfermo e a família, para nada ser interrompido na sua ausência e lograr algum resultado.
Nos casos em que exista derivação intestinal é necessário trocar as bolsas e manter a área nas condições ideais. São várias as situações que envolvem necessidades de curativos por vezes infectados, mas, que não obrigam manter o paciente internado devendo continuar o tratamento a domicilio. Quando estiver anunciada a alta hospitalar ou ainda durante a internação deve ser solicitado ao médico assistente que oriente os cuidados após a alta e a enfermagem pode ensinar os atos mais complexos durante a permanência hospitalar.
A nosso ver todo hospital que tenha condições de tratar as patologias mais exigentes deve manter cursos dirigidos aos cuidadores para dar-lhes subsídio técnico que permita continuar a assistência a domicílio.
Os cuidados devem ir até o momento do descarte do material utilizado, pois são no mínimo usados se não contaminados e contaminantes que obrigam o uso de caixas ou bolsas plásticas especiais iguais as dos hospitais.
Alguns pacientes portadores de males imobilizantes, além do resultado obtido tem sua manutenção, como é o caso dos cadeirantes ou idosos incapazes.



2 comentários:

  1. Professor parabens pelas sabias palavras aqui postadas,porém sabemos que na pratica é bem diferente,quando se fala em conforto Espiritual estamos falando do nosso modelo e MESTRE JESUS,acredito que não só se deva citar Espiritualidade sem a pratica,seriam como palavras jogadas ao vento,leia Leon denisar rivaiu(ALLAN KARDEC)O Evangelho segundo Espiritismo a vida continua após o desencarne da matéria,André Luiz ao desencarnar teve muinto que aprender poiz não adimitia por parte da Espiritualidade que fora Médico na crosta terrestre e ao passar para o outro lado da vida,não poderia exercer a função nem se quer de enfermeiro,mais sim de aprendiz(extraido do livro Missionarios da Luz(psicografia de chico xavier ditado pelo Espirito de Andre LUIZ ,fala que se não procurarmos melhoras neste mundo de provas e espiações,muintos de nós não pasarão para um mundo de regeneração,poiz todos somos filhos de um unico PAI e ao reencarnarmos reprogramamos como e onde estaremos porém nem sempre conseguimos cumprir nossa missão devidamente,Amar a DEUS sob todas as coisas e a nossos semelhantes como a nós mesmos,e não é desta forma que alguns funcionarios da saúde atuam,o Mestre JESUS nos fala sobre indugencia e benevolncia para com vossos inimigos,gostaria que o senhor postace algo a respeito disto grata .

    ResponderExcluir
  2. sabado dia 1ª havera o 1º Forum da mediunicade e paranormalidade na ACM inscrições até sexta feita dia 31 d outubro,com Divaldo Franco,Ricardo di Bernardi,julio gueusser,Maisa intelissano daITALIA,Margarete seixas de Brasilia,Professor Fialho entre outros não perca convide seus amigos para um sabado de muintas Palestras e debates.AETM(associação Espirita Terceiro Milenio das 09;00 as 20;00 horas.

    ResponderExcluir