quinta-feira, 11 de abril de 2013

Arte consigo ou não consigo




Pintura e arte
Há eu não sei fazer, não tenho jeito.
Quem pensa, escreve ou usa ferramenta, tem condições de desenhar, pintar, modelar ou esculpir.
Para isto necessita apenas ter vontade de fazer e usar as mãos sob o comando cerebral.
A criatividade é a única capacidade do indivíduo que permite imaginar e inventar, a realização pode ser manifestada em qualquer dos tipos de arte humana  imitando a natureza ou não.
Um dos exercícios da imaginação e aquele em que uma pessoa olha uma pedra e pode nela ver uma forma correspondente ao que sua mente conhece e associa.
Obtido o desenho vem a fase da cor. Qualquer cor é valida, quando com as outras compõe uma visão harmônica como o cavalo vermelho de Paul Gauguin contrastando com o outro no quadro “cavalo branco”.
As linhas não necessitam ser perfeitas desde que esta seja a vontade do autor, nem ele deve demonstrar que sabe desenhar o convencional.
A arte tem a finalidade de despertar uma emoção que pode ser desagradável, mas, necessita mostrar a força que o artista nela impõe. Se causar náusea e esta for sua intenção então ele é ótimo, mas, se ele tentar produzir mal estar e causa hilaridade, ele deve rever a sua obra ainda que ela esteja produzindo assim mesmo uma emoção.
Cada artista deve fazer real a sua imaginação através de qualquer manifestação da arte com pincel, panela, buril, cinzel, caneta, fotografia ou instrumento musical, não importa se será apreciada com críticas favoráveis ou não. O importante é que ela seja elaborada.
A única condição que é imprescindível é a vontade de fazer pela curiosidade ou pelo desafio. Imagina que um artista que expõe uma tela azul com pequenos e simples elementos vermelhos esta fazendo uma loucura ou esta extravasando seu sentimento e se assim for ele esta também se expondo à crítica e daí ao sucesso ou não, mas, isto não invalida a sua arte. A única fama que é imprópria e não deve pesar sobre a sua arte é a da falta de gosto nem na qualidade nem na proposta. É da harmonia que tudo surge, uma parte de uma superfície manchada pode albergar uma imagem que desencadeia uma emoção no observador. Também tem o artista comercial que denigre a sua arte embora sua manifestações sejam consideradas bonitas e penduradas nas paredes das casas e apreciadas com frases de elogio pelas cores pela forma ou por parecer ou retratar o que deseja mostrar.
Isto não tem arte nem vanguarda, pois apenas é cópia de registro. Quando não havia a fotografia era muito importante porque mostrava uma cena ou algum objeto, roupa, etc de um momento histórico ou da natureza.
Até hoje se discute se Cristo era louro ou não, mas, aqueles que o conceberam em suas pinturas, induziram aos espectadores que admitiram ser aquela a imagem verdadeira do Deus homem. Jamais poderia haver sido pintado com aspecto mouro de barba e cabelos crespos, narigudo e traços grosseiros, pois era a representação da bondade e doçura.
Este é o papel da arte criar sentimento pessoal ou coletivo.
Nas várias regiões da terra esta prática difere muito assim como o sentimento.
Na China muito se valoriza a escrita e são muito apreciadas e a caligrafia é predicado de poucos, mas, sabemos que com maior ou menor dedicação todos podem alcançar o respeito geral. É claro que os dons facilitam e reduzem o tempo de aprendizado e conduzem o curioso a encontrá-los. Não há cantor que não tenha iniciado sua liberdade em soltar a voz fechado no banheiro, é precoce a descoberta de que sabe observar e conduzir o lápis em seus traços.
Desta maneira temos que admitir que qualquer um quando deseja realmente faz e precisa apenas colocar sua alma em suas manifestações para serem válidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário