quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A pele

A Pele

A pele é um órgão e não apenas uma casca.
De todos eles é o mais pesado, algumas gramas mais que o fígado que é o maior e mais compacto. Sem ela, a vida é impossível, teríamos o corpo invadido por todos os micro organismos e outros materiais da terra.
A pele é a estrutura do corpo que recobre todos os elementos e órgãos que compõem o organismo humano. Entre os animais o porco e seus parentes, javali, cateto e queixada são dotados de pele, elefante e hipopótamo são paquidermes porque tem epitélio espesso.
A pele tem a camada gordurosa grudada no epitélio o couro tem a gordura aderida ao músculo, este fato determina a diferença entre eles. Esta definição é a responsável pelo nome de couro cabeludo.
No reino vegetal este setor é representado pela casca. Ela tem enorme função na circulação da seiva. É gentil quando guarda durante toda sua longa vida, tudo que agredindo nela gravamos, como nossos nomes e juras de amor. Esta marca indelével reproduz o formato da lesão imposta, correspondendo à cicatriz de sua recuperação.
Ela é flexível e elástica, permitindo sofrer deformação e recuperar imediatamente para não quebrar em cacos a cada batida.
No reino animal pele e couro compõem o meio de contato daquele corpo com o meio ambiente. Os sentidos é que determinam as sensações básicas que irão interagir com o cérebro que as traduz em agradáveis e desagradáveis.
A pele não absorve as coisas com as quais tem contato, pouquíssimos são os elementos químicos que a penetram exceto diante de certas doenças que permitem a absorção. Isto justifica o uso de pomadas, cremes ou loções.
Ela excreta, sebo que é composto de ácidos graxos e óleos além do suor que tem por função participar da regulação da temperatura do corpo.
Em sua estrutura encontramos de fora para dentro inúmeras camadas. A primeira é a epiderme, transparente tem a finalidade de ser impermeável e produzir células que evoluem desde a sua profundidade até a superfície composta por queratócitos formadores da camada de queratina, mesmo material do cabelo que já perderam a sua vitalidade e ali estão para proteger filtrando e alterando a qualidade dos raios do sol e assim tornar-los mais inofensivos.
Na camada mais profunda da epiderme ficam instalados os melanócitos, células produtoras de pigmento negro chamado de melanina. O aumento da concentração de melanina evita a penetração da luz para dentro do corpo. Provocado pela luz solar há aumento da produção de melanina que é estimulada pelos bronzeadores ou menos comprometedor o uso de qualquer bebida pigmentada como café, coca-cola, fanta chás, etc.
Abaixo dela tem a derme que é composta por vários elementos como as fibras elásticas, fibras do colágeno, vasos sanguíneos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas.
Abaixo e intimamente colocado tem o Tecido Celular Subcutâneo composto por celas com paredes de colágeno e tecido gorduroso com nervos e vasos entre elas. Quando a parede destas celas está flácida instala-se a popular celulite, termo que em medicina quer dizer infecção generalizada desta camada com conseqüências graves.
De qualquer forma o poeta tem usado o coração como o centro do amor.
Discordamos, pois é com a pele que sentimos o contato o calor o afago e o carinho do parceiro amado além de traduzir as emoções vividas manifestadas no rubor ou na palidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário