terça-feira, 12 de abril de 2011

Sr Bonifácio

Sr Bonifácio
O Sr Bonifácio não sabia quantos anos tinha, mas, já era de grande idade quando o conheci. Minha avó que era baiana dizia que na compra de escravos uma premissa era observada "Negro quando pinta três vezes trinta." Isto significava que se aproximavam de noventa anos aqueles cujos cabelos eram brancos.
Seu Bonifácio era grisalho, com mais cabelos brancos do que pretos. Independente disto tinha um lindo coração comandado por total inocência. Morava sozinho e isolado nas margens da Lagoa do Arroio Corrente num casebre de um só cômodo onde nos cantos ficavam sala, quarto, cozinha, uma mesa para as refeições e seu banheiro era o mato circundante. Nunca lhe faltava proteína, pois sempre tinha pequenos peixes em seu covo, estrategicamente colocado entre os juncos em frente à sua casa que era toda cinza pela madeira sem pintura exposta ao tempo e à fuligem de seu fogão/fogueira. Quando ia até a praia era este o seu perfume que bem o conhecia seu pequeno cachorro.
Seu sonho era ir para outro local mais próximo da civilização e de onde talvez fosse possível tirar algum proveito.
Após muitas tratativas e conversações o seu Bonifácio conseguiu material para fazer uma casa em frente ao Camilo junto à porteira com quem passou a dividir o pedágio pela sua abertura.
Sua nova casa logo foi reformada com a construção de um segundo compartimento aos fundos.
Este fato o encheu de orgulho e o nobre proprietário passou a dizer:
- Agora sim estou contente!
- Por que Bonifácio?
- Nossa homem! - hoje tenho uma casa de dois pavimentos.
- Como assim?
- Ora! - um na frente outro atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário